Será que você sabe escrever bem? Se você consegue ler este texto é claro que você é alfabetizado, mas isso não significa que você saiba escrever. Explico.
Quanto tempo faz que você não escreve?
Se você só escreveu redação para a escola, vestibular ou outros momentos específicos, é muito provável que a sua habilidade de escrita esteja defasada. Nesse caso, você não sabe escrever bem. É natural porque aquilo que não praticamos não o desenvolvemos.
Escrevemos muito mais agora do que alguns anos atrás. Hoje, nossa habilidade de escrita ficou limitada a pequenas mensagens trocadas no dia a dia. Mas com olhar observador, percebemos que a escrita e a comunicação oral são habilidades muito requisitadas no mercado de trabalho. Você já notou?
Prática constante
Para saber escrever bem é preciso praticar constantemente, todos os dias. Além disso, a escola não nos ensina a escrever bons textos. Ela ensina a passar em provas, fazer as redações das provas e as habilidades que necessitamos ao longo da vida não aprendemos durante o período escolar.
Quando foi a última vez que você escreveu um texto longo e elaborado? Lembrou? Que tal escrever agora mesmo para praticar e avaliar o quanto você está bom?
Escrevendo um texto
Vamos lá. Eu vou ajudar. Escreva sobre algum assunto do seu interesse ou algum fato da sua vida. Tente organizar as primeiras ideias mentalmente. Agora, coloque no papel a introdução do seu texto. Deixe o leitor curioso nas primeiras linhas.
Depois, nos próximos parágrafos, desenvolva o assunto. Conte o porquê do ponto vista. Defenda sua ideia ou desenvolva a história se for uma narrativa. Chegue até o clímax.
Na conclusão, retome o assunto abordado anteriormente nos primeiros parágrafos. Finalize o assunto ou a narrativa.
Caso você tenha percebido que a sua habilidade de escrita não está satisfatória, não tem problema. É hora de praticar. Um pouco por dia é suficiente e com o tempo você ganha prática.
E aí, você fez esse exercício? Você sabe escrever bem? Conte sua experiência nos comentários e vamos juntos melhorar dia após dia.