Qual é a importância da revisão?

A revisão torna-se necessária para adequar a linguagem com aquilo que se quer transmitir. Um texto mal escrito, carente de revisão, pode trazer resultados desastrosos. Então, qual é a importância da revisão? Vamos ver.

Toda revisão é igual?

Não. Cada texto necessita de uma revisão específica. O texto acadêmico pede uma linguagem mais técnica. O literário, de acordo com a história, personagens, enredo, etc. pode ter uma linguagem mais descontraída, permitindo uma escrita mais próxima da língua falada. O argumentativo necessita de dados, informações para convencer. E assim por diante. É fundamental (e ético) respeitar o estilo de cada autor, saber analisar o que pode ser alterado e o que não pode.

Escrever e revisar

Assim como escrever, revisar requer muito trabalho, dedicação e pesquisa. Todo texto necessita de revisão, de um anúncio ao mais técnico, mesmo escrito por um profissional. Para se escrever bem é preciso praticar, dedicar-se e sempre é possível descobrir coisas novas. A mesma coisa é a revisão, sempre tem o que aprender. É bom lembrar que ambas vêm acompanhadas de muita leitura e pesquisa.

Qual é a importância de escrever bem?

Se em um meio menos informal, como redes sociais, a pessoa que não tem o domínio da norma padrão já é ridicularizada, imagine em um ambiente profissional. Provavelmente, a pessoa terá dificuldades de conseguir e manter-se no emprego. Portanto, todos devem ter um certo domínio da norma padrão para escrever e falar bem.

Como posso aperfeiçoar a minha escrita?

Lendo bastante, prestando muita atenção ao que se lê, escrevendo, escrevendo e escrevendo… Não se torna especialista sem praticar arduamente.

Como revisar os meus textos?

Assim, depois de ter escrito o texto, deixo-o de lado por alguns dias. Dois ou três dias estão ótimo. Vá fazer outra coisa. Passado esse tempo, retorne ao texto. Leia atentamente e vejo o que não ficou bom e pode ser melhorado, corrija os erros ortográficos.

Terminada essa primeira revisão, deixe novamente o texto de lado e retorne a ele alguns dias depois. Sim, você pode revisar várias vezes e é sempre bom fazer isso duas, três, quatro vezes antes de publicá-lo ou entregá-lo.

Mas agora vem uma outra questão: a revisão nunca termina. Você pode escrever centenas de textos por vários anos e você vai melhorar a sua escrita com o passar do tempo. E você pode ler textos antigos, escritos há alguns anos que você sempre vai ter o que corrigir. Sempre.

O ideal é analisar quando um texto está bom o suficiente para ser publicado e publicá-lo. Nós não podemos perder muito tempo revisando um mesmo texto. Há muitas outras coisas importantes para se fazer também.

Então, revise uma, duas ou três vezes e passe para o próximo texto.

Agora que você já sabe qual é a importância da revisão, tem revisado seus textos dessa maneira? Conte abaixo nos comentários como você faz a sua revisão. Deixe sua dúvida que responderemos.

Guilherme Rodrigues