Mito: o dom da escrita não existe

O dom da escrita não existe. Quem escreve não é dotado de superpoderes. Aquelas belas palavras não surgem magicamente da cabeça do escritor para o papel. Os textos passam por inúmeras revisões e reescritas antes de ficarem prontos para o leitor deliciar. Todo bom escritor foi um dia um mau escritor. O que pode existir é uma predisposição para tal habilidade, não dom.

São habilidades, não dons

Escrever, pintar, tocar um instrumento, esculpir são habilidades. Cada artista passou por uma série de dificuldade e fracassos até atingir a excelência. E o que há por trás disso tudo é muita prática. Portanto, você não vai ficar bom de um dia pro outro.

Eu realmente não sei como surgiu essa história de dom. É uma farsa. Talvez seja lucrativo para alguém dizer que o outro nunca vai ficar bom se não tiver o dom. Assim ele pode dominá-lo.

Assim, quem vê um pianista tocando uma sonata de Beethoven com maestria não pensa que ele teve que ficar anos treinando e se privar de outras tarefas, eventos sociais até atingir tal precisão. Se você nunca tocou piano e quer ficar tão bom quanto ele, é possível, precisa treinar bastante.

Assim, um jogador de futebol não nasceu batendo faltas com perfeição. Ele treina muito todos os dias. Até cobrança de pênaltis ele treina. Bater pênaltis é difícil. Quantas cobranças de dez você consegue converter em gol?

Se você tem dificuldade em escrever, é da exatas, mas quer ficar realmente bom em escrever, precisa treinar. Eu também não nasci escrevendo superbem. Precisei treinar, insistir. Este texto não está sendo fácil para mim. já foi pior. Um dia posso escrever meu melhor texto, no outro pode ser ruim e eu tenha vontade de desistir, que eu escrevo realmente mal. Às vezes nem consigo escrever o texto que pensei. Isso acontece.

Praticar

Sendo assim, a dica para escrever melhor é praticar. Escreva um pouco todos os dias. Qualquer coisa. Seus pensamentos, suas opiniões, textos do trabalho, da faculdade, da escola. O que for. No dia seguinte, revise. Tente escrever mais, melhorá-lo. Trocar as palavras. Escrever de outra forma. Nem sempre você vai fazer um bom texto. E talvez demore muito para você produzir um bom texto. Mas se você praticar, o domínio é inevitável.

Gramática e Ortografia

Em seguida, a outra dica é para aprender gramática e ortografia de forma intuitiva. Você se comunica com outras pessoas e elas o entendem, portanto, você sabe gramática. Talvez não seja uma especialista e tenha muitas dúvidas. Para aprender gramática e ortografia sem trauma ou desespero é preciso ler. Leia bastante. Adquira o hábito da leitura. Preste atenção como o autor utiliza as palavras, preste atenção na pontuação e na ortografia das palavras. Dessa forma, sua escrita melhorará gradualmente.

Pesquise

E se quiser procure saber sobre aquela dúvida que você sempre teve, mas nunca pensou em procurar. Há uma porção de sites que responderão sua questão. Aos poucos, outras dúvidas vão surgir e você vai querer saber mais.

Espero que eu tenha te incentivado a escrever, a ler e que o dom da escrita não existe. Você acha mesmo que sua professora de português era um ser especial só porque escrevia bem? Não mesmo. Você pode ser melhor do que ela.

Por fim, comece a treinar. Curta e compartilhe este texto se foi útil. Escreva para a gente, mande um e-mail ou comente aí embaixo.

Guilherme Rodrigues