Saiba agora a importância da leitura para escrever e comece a ler mais.
Leitura e escrita caminham lado a lado. É impossível dissociar uma da outra. Não é possível escrever bem sem ler. A leitura é fonte de conhecimento. Sem ela, não há bom texto.
Quem escreve, precisa ler muito mais do que escrever. Um jornalista, por exemplo, tem que ler mais do que escreve. Para fazer uma reportagem, ele tem que ler, pesquisar, organizar os dados e só depois redigir o texto.
Mais criatividade
Os livros são campo fértil para imaginação. O leitor transforma as palavras do autor em imagens e cria um universo próprio. Nenhum outro leitor criará algo idêntico. É a imaginação criando. O cérebro está trabalhando para formar essas imagens. É uma atividade ativa.
A televisão não faz isso. A imagem vem pronta. É a visão de alguém. Nós só recebemos. Ver tevê é uma atividade passiva.
Ler estimula a imaginação e enriquece o vocabulário. Mais criativo, você vai encontrar formas diferentes para lidar com tarefas do dia a dia.
Maior vocabulário
A leitura também proporciona aumento de vocabulário. Com mais vocabulário, seu entendimento sobre o mundo se ampliará e possibilidade de escrever com mais precisão e clareza com as novas palavras que aprendeu. Ler é compreender mais. É saber mais.
Mais conhecimento
Com mais conhecimento, você entenderá sobre diversos assuntos, fazer analogias e produzirá mais textos com maior qualidade.
Aprender a gramática
Por meio da leitura, aprendemos gramática, mesmo não a estudando intencionalmente. A percepção sobre o funcionamento do idioma aumenta.
Não leio, o que posso fazer?
Se você não lê e precisa escrever, então comece a ler aos poucos. A leitura pode ser difícil e chata no começo. Mas só assim você vai escrever melhor: lendo e praticando.
Entenda que com a leitura você aprende, se torna mais criativo e inteligente. Lendo, você também vai conversar melhor com outras pessoas porque vai ter mais assuntos para dialogar.
Quanto tempo ler por dia?
Não adianta querer ler muitas páginas em um dia só se você não tem o hábito de ler. É melhor ler pouco todos os dias. Comece com meia hora e, se for cansativo, diminua. Leia 15, 10 minutos e, com o tempo, vá aumentando.
Lembre-se, o importante é ter constância. Esforce-se para ler um pouco todos os dias. É melhor ler 5 minutos todos os dias do que ler muito espaçadamente. Faça da leitura um hábito.
Que tipo de leitura fazer?
Leia livros de seu interesse ou relacionados a sua profissão. Outra indicação é ler literatura. Encontre o gênero literário ou o tipo de livro de que gosta. Teste. Troque de livro caso você não esteja gostando. Mas se esforce para ler. Converse com quem gosta de ler, peça dicas e frequente ambientes de leitura.
Esforce-se para ler livros mais complexos conforme avança na leitura. Entenda a importância da leitura de cada livro escolhido em sua vida. O que você fará com o conhecimento que ele dá a você? O seu tempo é limitado. Escolha bem a sua leitura.
Desafie-se
Leia por 90 dias seguidos. Anote nos livros, resuma e escreva sobre o que leu. Veja, no final desse período, se houve melhora. Garanto que em 90 dias você vai estar lendo e escrevendo melhor. Topa o desafio?
Você tem o hábito de ler e escrever? Comente sua experiência nos comentários.