Recomendo o livro Escrever Melhor, Guia para passar os textos a limpo (Editora Contexto), de Dad Squarisi e Arlete Salvador, se você deseja melhorar a escrita, independente do seu nível de escrita ou área profissional. De maneira dinâmica, as autoras dão exemplos para melhorar a escrita.
Escrever Melhor apresenta os erros mais comuns e como driblar as armadilhas da língua portuguesa para a produção de um bom texto. Sem enrolação, os textos são enxutos e tornam-se elegantes sob a revisão de Squarisi e Salvador.
Se engana quem pensa que o livro serve só para quem está começando ou tem dificuldade. Serve também para jornalistas, redatores, revisores, professores, advogados e demais profissionais. Porque nós nunca dominamos totalmente um idioma. O conhecimento e o aprendizado sobre ele nunca se esgotam.
Diferentemente de outros livros sobre o tema, Escrever Melhor é livro de leitura leve e agradável. Não tem foco unicamente em regras gramaticais, em certo ou errado. Simplesmente, mostra os caminhos para o bom texto. Quem lê-lo tem a garantia de que pode melhorar com o conteúdo exposto pelas autoras.
Muitas pessoas acreditam que escrever bem é usar palavras difíceis e bastante, o famoso encher linguiça. Pelo contrário. Escrever bem é falar o que precisa ser dito em poucas palavras. Quanto mais conseguir sintetizar a mensagem, melhor. Escrever é testar, analisar e reescrever. Você tem que saber jogar com as palavras e conduzir o texto de forma que o leitor entenda.
Quando o li, há um tempo atrás, senti que estava aprendendo e revisando o que já sabia. Ainda o consulto quando tenho dúvida ou preciso relembrar algo. Escrever Melhor me cativou até o final.
O recado do livro é que qualquer um pode melhorar a escrita se praticar e que usar poucas palavras ao invés de várias é benéfico para a compreensão e fluidez do texto. O processo de escrita é trabalhoso. O texto não nasce pronto, é preciso lapidá-lo.
Enfim, se você gostou da resenha de Escrever Melhor, deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais.