Como não escrever um texto

Exemplo de texto mal escrito e de como não escrever. Um texto mal escrito não tem ponto nem virgula ou mal colocadas, eu vou, te mostrar e nem acentos e ate posso fazer pergunta sem ponto de interrogacao. Voce já viu isso e as frases são escritas tudo juntas e não se sabe quando começa uma e termina outra e as palavra e frases nem sempre e escrita corretamente seguindo a gramatica, tem erro pra tudo quanto e lado.

Você já viu ou escreve assim?

Conseguiu entender?

Eu não faço isso para menosprezar ninguém. Meu papel é ensinar, chamar atenção para um erro que acontece muito, infelizmente.

Muitos ensinam como escrever bem, como escrever melhor, mas poucos dão exemplos de como não escrever. Eu estou fazendo isso e espero que seja válido para você que está lendo este texto.

Para mim, esse é um parágrafo fácil de entender porque fui eu que escrevi. As ideias ainda estão mais ou menos organizadas. Mas há textos muito mais mal escritos do que esse. Você já viu algum? Eu vejo bastante.

Escrever dessa forma atrapalha a compreensão. É difícil de ler. Quem está lendo geralmente desiste porque não quer se esforçar para decifrá-lo. Também, escrever assim atrapalha a vida de quem o escreve. A pessoa não consegue empregos, é demitida, não passa em concursos. Além de perder a namorada ou namorado.

Vamos escrever da maneira certa?

Um texto mal escrito não tem ponto nem vírgulas, ou são mal colocadas, nem acentos e até posso fazer pergunta sem ponto de interrogação. Você já viu isso? As frases são escritas todas juntas e não se sabe quando começa uma e termina outra. As palavras e frases nem sempre são escritas corretamente, seguindo a gramática. Há erro pra tudo quanto é lado.

A vírgula e o ponto final

No texto de exemplo, há erros de uso de vírgula. Isso atrapalha na hora de escrever seu texto e de compreendê-lo. Vejamos.

Não se separa o sujeito da frase do complemento. Por isso, o correto é “eu vou mostrar a você”, sem vírgula entre o “eu vou” e o verbo mostrar. Também não se separa o verbo do complemento. Exemplo: a minha tia fez um bolo para nós comermos. E não: a minha tia fez, um bolo para nós comermos. Viu a vírgula ali? Não se separa o verbo “fez” de “um bolo”.

Além disso, o ponto final quase nunca é usado, sendo substituído pela vírgula ou pela conjunção E. A conjunção liga uma frase à outra. Agora, volte lá no exemplo e tente perceber isso. Depois de lido, vá agora ou texto corrigido e tente perceber como o ponto final foi usado, organizando e dando ritmo ao texto.

Acentuação

No texto, ainda há erros de acentuação. As palavras não foram acentuadas. É um erro comum. As pessoas não sabem, não querem ou acham que não tem problema não acentuar as palavras. A verdade é que faz diferença e, em casos de palavras semelhantes, o acento é um diferencial para sabermos qual é de fato a palavra usada, além de ser obrigatório o uso do acento.

Agora, em ordem, vamos às correções: vírgula, até, interrogação (lembrando que o til não é acento, mas um sinal que indica que a vogal A ou O é nasalizada), você, é e gramática.

Por fim, eu quis fazer esse tipo de texto porque é um erro muito comum. Vejo erros desse tipo quase todos os dias. Quero que as pessoas tomem consciência desses erros e sejam mais cuidadosas ao escrever. 

Por último, esperamos que essas dicas o ajude a como escrever melhor o seu texto. Aguarde mais dicas e explicações de como escrever nas próximas postagens.

Gostou deste texto de como escrever? Ele foi útil para você? Comente abaixo e diga o que gostaria de ver mais.

Guilherme Rodrigues