Como contar uma boa história

Você sabe como contar uma boa história? Neste artigo, vamos mostrar como contar uma boa história para cativar o seu leitor, o seu público, o seu interlocutor.

O ser humano gosta de história. Desde o início da humanidade contamos histórias. Provavelmente, você deve ter feito amizade ou namorado porque contou uma boa história. E, muito provavelmente, já comprou algo porque o vendedor contou a você uma boa história. E nem se deu conta disso. As indústrias cinematográfica e marqueteira fazem isso a todo o tempo conosco para vender. Você só precisa fazer o mesmo que elas.

História verdadeira

A primeira coisa a saber para contar uma boa história é que ela deve ser verdadeira e sincera. Não importa se outros fazem diferente. A sua vai ser assim. Conquiste as pessoas por ser verdadeiro(a). Expresse sinceridade nas palavras, na sua expressão corporal e seja autêntico(a).

Todos nós temos histórias para contar

A segunda coisa para contar uma boa história é que todos nós temos histórias para contar. E todos os dias as histórias surgem. A sua história tem valor! Busque uma aí na sua memória que você acha que as pessoas vão gostar.

Organize sua história

Agora, tente organizá-la. Dê um começo, meio e fim. Tire os excessos e identifique o clímax. O ponto mais alto da sua história. O ponto de virada. Coloque um suspense, uma pausa. Deixe seu público ansioso pela surpresa e então finalize.

Qual é a lição da sua história?

Dessa forma, tente mostrar ao final uma lição, algo que aprendeu, algo divertido que percebeu, alguma mudança, por menor que ela seja, que você teve depois desse episódio e que servirá para o seu público.

Por fim, você não precisa matar um dragão, andar por castelos mal-assombrados ou ver criaturas fantásticas para contar uma boa história. Nada disso. Sua história só precisa ser cativante e pode usá-la para o que quiser: fazer amizades, arrumar namorada, namorado, vender ou divertir pessoas.

Pronto! Agora que você aprendeu a contar uma boa história, pode sair contando por aí e divertir todo mundo ao seu redor.

E aí, você gosta de contar boas histórias? Já percebeu o quanto de histórias você tem para contar? Valorize-as.

Guilherme Rodrigues