O hábito da escrita é construído um pouquinho todos os dias. Pense, por exemplo, em um lutador. O bom lutador não é aquele que treina vários chutes, mas aquele que treina mil vezes o mesmo chute. Assim também é com a escrita. Devemos treinar e a minha dica para criar o hábito da escrita é escrever um pouco por dia, um único parágrafo que seja. Cinco minutos por dia. Ache um horário para escrever e escreva por alguns minutos. Eu recomendo cinco minutos.
O que escrever?
Você pode escrever algum pensamento. Contar sobre o seu dia. Anotar alguma ideia. Descrever um objeto aí da sua casa. Criar uma pequena história. Narra seu dia. O importante é que você tenha alguns minutos para escrever sobre qualquer coisa que desejar.
Escrever no caderno, computador ou celular?
São atividades diferentes.
Escrevendo à mão no caderno ativa mais funções cerebrais. Nosso cérebro trabalha mais. Aumenta a criatividade, estimula a memória e é remédio contra a ansiedade. Além de facilitar a compreensão das palavras.
Escrever à mão leva mais tempo. É um trabalho mais dispendioso, mas por outro lado a escrita à mão garante que nosso cérebro faça mais conexões e isso faz com que memorizemos mais.
Escrever no computador é uma tarefa mais simples. Mão exige tanto. Errou, apagou. A edição é muita facilitada. Reescrever todo um texto é mais fácil. É um pouco mais limitado, por outro lado, compensamos em rapidez e, consequentemente, economia de tempo.
Escrever no celular pode ser um pouco pior do que no computador. A tela é menor. Tendemos a ficar com os olhos mais próximos da tela, o que pode causar problemas de visão. E, além disso, é desconfortável digitar naquela telinha. Mas, convenhamos, é mais prático. Levamos o celular no bolso, podemos anotar rápido, apagar, reescrever e tudo fica na nuvem.
Nem sempre podemos levar um caderno ou folhas avulsas aonde vamos, mas o importante é escrever. Portanto, escreva onde você se adaptar melhor.
Defina um horário
Também é importante definir um horário e local confortável e sempre fazer nesse mesmo horário, que pode ser de manhã, tarde ou à noite. E para o local, certifique-se de que esteja bem acomodado. Nada de escrever deitado na cama ou sentado com a coluna e pescoço tortos.
Enfim, escreva um pouco por dia sobre o que realmente precisa ou algo que quiser. O importante é criar o hábito da escrita pois, escrevendo, nos desenvolvemos profissionalmente e pessoalmente.
Você tem o hábito da escrita? Conta nos comentários sobre como faz para escrever e vamos conversar.
Siga-me também no Instrgram: @guilherme.arodrigues.