Como aprender a gramática, a ortografia e a norma padrão

Saiba como aprender a gramática, a ortografia e norma padrão do língua portuguesa de forma simples.

A gramática normativa surgiu na Grécia antiga com os primeiros gramáticos. Esses gramáticos analisaram a escrita dos considerados melhores escritores da época e compilaram as regras da língua, surgindo assim a gramática normativa. Ou seja, ela é uma convenção e até hoje seguimos esse padrão.

A gramática normativa serve para definir um padrão principalmente na escrita. Já pensou se não houvesse um padrão e cada um escrevesse como quisesse? Viraria um caos e dificultaria a compreensão dos textos.

Com um padrão estabelecido, torna-se mais fácil escrever e ler outros textos. As regras servem para organizar. Assim como as leis de trânsito organizam o fluxo dos veículos nas ruas e as leis estabelecidas para a nossa sociedade organizam a nossa vida dentro de um grupo, comunidade ou nação.

Você já sabe gramática

Quero mostrar que, na verdade, você já sabe a gramática normativa e como ela funciona. O que acontece é que talvez não consiga explicar de maneira consciente como ela funciona. Não precisa saber aqueles nomes complicados, não. Você já tem uma gramática interna e ela funciona muito bem. É provável que precisemos fazer alguns ajustes e tudo bem.

Acredito que se passarmos regras e mais regras de gramática normativa vamos travar a sua escrita e logo você vai desistir de tentar escrever e pensar que não nasceu para isso. Acredito também que é possível escrever bem sem saber conscientemente regras gramaticais e vamos mostrar como é isso na prática. É claro que uma vez ou outra ensinaremos alguma coisa, é importante saber, é inevitável, mas evitaremos quando possível.

É importante dizer também que se você vai fazer prova ou concurso que exija o conhecimento de gramática normativa, aí não tem jeito mesmo, você deve estudar a fundo as regras gramaticais.

Gramática é importante

Outro ponto que eu gostaria de deixar claro é que não sou contra a gramática normativa. Ela é importante para definir um padrão e dessa forma organizar a nossa escrita e comunicação, mas não trataremos como peça fundamental para escrever bem. Atente-se mais à ortografia e o resto se ajeita com o tempo.

Quanto mais sabemos gramática, mais precisa e clara é a nossa comunicação.

Você sabia que muitos escritores não sabem dar grandes explicações e analisar frases e textos do ponto de vista normativo? É verdade, eles apenas escrevem bem. Eles leem prestando atenção ao que estão lendo e depois praticam escrever e assim conseguem trabalhar as palavras para criar sentido e despertar no leitor sentimentos e a vontade de continuar lendo.

Eu até agora não precisei fazer nenhuma análise sintática para escrever este texto. Portanto, na medida do possível evitaremos regras gramaticais. Em vez disso, peço que preste atenção à ortografia, à sua leitura e de como o escritor utiliza as palavras para compor o texto. A leitura assídua e atenta faz com que aprendamos as regras gramaticais e a ortografia do português.

A ortografia

A ortografia é parte da gramática e uma convenção definida por um grupo de pessoas. A nossa ortografia é uma convenção e um acordo entre os países falantes da língua portuguesa. A maneira como escrevemos hoje foi definida por todos os países falantes do português e leva em consideração a etimologia das palavras para definir a maneira correta de escrever. É por isso que escrevemos caSa e não caZa, caÇador e não caSSador.

Entre o português de Portugal e o português do Brasil há algumas diferenças de grafia de palavras e regras gramaticais. Palavras que existem lá, mas não existem aqui e palavras que existem aqui, mas não existem lá. Mesmo assim o idioma é o mesmo, portugueses e brasileiros se entendem e você consegue ler um texto escrito por um português. De um país para o outro sempre existem algumas diferenças, assim como Estados Unidos e Inglaterra, mas a gramática e a ortografia garantem maior uniformidade do idioma.

Mudanças na ortografia

Se pegarmos textos mais antigos, antes da consolidação da gramática do português, encontraremos variações na escrita de palavras. Brasil em alguns momentos era escrito com Z e o famoso poema Mar Portuguez, de Fernando Pessoa, era grafado com Z, só para citar alguns exemplos. Hoje, escrever BraZil ou portugueZ está errado. A ortografia organiza a forma como escrevemos e facilita a compreensão dos textos quando lemos.

Por que a ortografia é importante?

A ortografia é importante para escrevermos bem e a enfatizaremos sempre que necessário. A recomendação que dou para aprender ortografia da língua portuguesa é: leitura e observação ao que está lendo, a cada palavra, a cada sinal de pontuação. Consultar o dicionário para saber a grafia correta da palavra faz parte. Se você não tiver um dicionário por perto, basta pesquisar a palavra na internet, é simples e rápido.

A norma padrão

A norma padrão é a variante da língua prescrita pela gramática normativa e defendida pelos gramáticos. É o ideal de língua a ser atingido por todos. É o padrão de língua ensinado nas escolas. Ela é exigida em escolas, faculdades, provas, vestibulares, redações, ENEM, concursos e documentos. Ela está nos livros, documentos, jornais, revistas e sites. É com ela que devemos escrever nossos textos e portanto precisamos dominá-la o máximo possível. Eu escrevo na norma padrão.

Como posso dominar a norma padrão?

A melhor forma que conheço para aprendermos a norma padrão é, mais uma vez, lendo e escrevendo todos os dias, pois conseguimos internalizá-la de tanto estar em contato com ela. No começo, foi assim que eu fiz. Hoje, estudo gramática. Você não precisa pegar uma gramática normativa e estudá-la de capa a capa tentando decorá-la. Isso é loucura. Se surgir uma dúvida, você pode pesquisar na internet e continuar escrevendo, sem traumas.

Gostou desse texto? Qual sua opinião? Comente abaixo nos comentários.

Siga-nos também no Instagram, YouTube e Fecebook.

Guilherme Rodrigues