A língua portuguesa é realmente muito difícil?

A pergunta acima poderia ser feita sobre qualquer língua. Qualquer idioma tem suas características, peculiaridades e seu grau de dificuldade. Você pode pensar nas inúmeras formas verbais, regrinhas, s com som de z; x com som de ks, z ou s; pode pensar no ch, x, ss, ç. Como cada um deve ser usado? Regras que causam confusão até nos mais entendidos sobre a língua portuguesa.

Você pode argumentar que o inglês é mais fácil porque os verbos não variam tanto ou que a gramática é mais simples. Na língua inglesa, apesar de as conjugações verbais não variarem tanto, alguns tempos verbais podem ser complicados para nós, como present perfect. E ainda o idioma possui palavras com sons muito próximos um do outro que se não tomar cuidado, acaba-se dizendo outra coisa diferente do pretendido e até nativos se confundem. Alguns exemplos: you’re com your; there, they’re e their; it’s e its; then e than. Você pode obter mais informações sobre esses erros neste texto aqui do Inglês na Ponta da Língua. 

Você já imaginou uma palavra mudar de forma dependendo da função que ela exerce na frase? Isso é a declinação. Declinar é atribuir uma marca à palavra. É assim no alemão, no latim e no finlandês, por exemplo. O alemão possui quatro declinações; o latim, seis e o finlandês, 15 casos(!). Isso quer dizer que uma palavra pode variar a forma 15 vezes. Já imaginou você ter que saber cada uma delas para falar?

Um questionamento que deve ser feito é se a língua tal fosse tão difícil uma criança a falaria? Certamente, não. E podemos ver crianças pequenas falando fluentemente o finlandês, o alemão, o inglês, o polonês, o russo, o português ou qualquer outra sem dificuldade.

Obviamente, quando se trata de aprender um segundo idioma, algumas línguas podem ser relativamente mais fáceis que outras. Para nós que falamos português, aprender uma língua latina como o espanhol ou italiano pode ser mais fácil devido à familiaridade das línguas. Um americano pode ter muita dificuldade em aprender português, assim como temos dificuldade em aprender inglês ou alemão.

Talvez essa ideia de que a língua portuguesa é muito difícil tenha vindo de algum professor de gramática que lhe passou uma porção de regras para saber e decorar para a prova ou da impressão equivocada que as pessoas têm sobre o nosso idioma transmitida por anos, mas que não é verdadeira.

Como já foi dito, cada língua tem suas características, peculiaridades e dificuldades. Podemos não saber ou ter dúvidas sobre determinado ponto do nosso idioma, e nunca ninguém vai saber tudo sobre ele, mas o falamos fluentemente e o compreendemos. Então, a resposta para a pergunta é não, português não é muito difícil. Estudar português ou qualquer outro idioma é um aprendizado constante.

Escreva nos comentários quais são suas dificuldades para que possamos ajudá-lo.

Guilherme Rodrigues