Escrever: a melhor coisa a fazer e hoje vou mostrar por quê.
Escrevo desde de pequeno, quase ao mesmo tempo em que fui alfabetizado. Lembro de datilografar à máquina minhas histórias, pensamentos e dias. De lá para cá, minha escrita melhorou. Cada texto é um desafio e sei o quanto escrever me ajuda.
Dito isso, saiba agora sobre os benefícios da leitura e como você pode ter resultado semelhante lendo livros.
Por quê?
A escrita me fez questionador. Naturalmente, comecei a pensar sobre minhas ações e posso dissertar sobre os demais assuntos. Por que fazemos assim e não assado? Por que não posso ir por outro caminho? Adquiro consciência quando coloco meus pensamentos e histórias no papel.
Pesquisa
Preciso saber sobre vários assuntos. Se eu não tiver conhecimento sobre o que pretendo escrever, posso errar e o texto perder qualidade. Sou curioso e sempre que surge uma dúvida corro pesquisar e isso é o que mais gosto de fazer.
Autoconhecimento
Escrever faz com que organizemos nossos pensamentos. Qual palavra escolher, qual frase vem primeiro e montamos esse quebra-cabeça, encaixando ideias para formar o todo. É difícil, mas se torna menos traumático com o tempo, conforme nos aperfeiçoamos e entendemos melhor as estruturas linguísticas para produzir um bom texto.
Escrita e leitura
Leitura e escrita caminham juntas. Não é possível escrever bem se não ler. E o contrário também é valido. Sendo assim, lendo, percebe-se como outros autores usam as palavras e como a língua funciona. Escrevendo, pratica-se o que aprendeu. Escrever é um processo de aprendizagem e aperfeiçoamento. Ele nunca termina e o texto nunca se esgota. Sempre há novos desafios.
Você deve conhecer alguém que vive fazendo cruzadinhas no jornal e admira como essa pessoa conhece sobre vários assuntos. Você pode ser uma dessas. E eu digo que a escrita é muito mais eficiente que a cruzadinha. Faça o teste.
Memória
Quem tem o hábito de escrever sabe como é bom pegar antigos cadernos de anotações, diários e ir folheando, lendo e relembrando cada momento, texto. A gente acha meio biruta muito do que escrevemos no passado, hoje não faz o menor sentido, mas antes parecia grandioso. Rimos. E pensamos no que poderia alterar para melhorar. Reler nossos cadernos é uma das melhores coisas que existe!
Quem escreve escreve porque tem algo a dizer e não porque quer dizer algo, sabiamente disse Scott Fitzgerald. A pessoa que escreve é observadora e analítica. Caminhando pela rua, de repente, surge um pensamento ou se depara com algo que pode render um texto. Essas pessoas vivem de insights. E quando acontece não há o que segura, tem que pôr no papel. Não sossega enquanto não o fizer.
Assim, um engenheiro pode discordar de mim e dizer que a melhor coisa que alguém pode fazer é calcular, projetar, construir. Um esportista, que é o esporte. Mas se eles escreverem também será muito melhor para cada um deles.
Diversão
Por fim, escrever é diversão!
Espero que agora eu tenho convencido você de que escrever é a melhor coisa que alguém pode fazer.
E aí, gostou deste texto? Comente abaixo sobre os benefícios que a leitura trouxe a você.